Pesquisa Interinstitucional “Fundamentos e Autores Recorrentes do campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil” (CNPQ, 2017- …), sua produção e resultados

PESQUISA INTERINSTITUCIONAL “FUNDAMENTOS E AUTORES RECORRENTES  DO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL (CNPq, 2017 – ….), SUA PRODUÇÃO E RESULTADOS

Coordenadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin – PPGE/UFSC

RESUMO. O presente projeto de pesquisa objetiva compreender os principais fundamentos, termos/conceitos e autores recorrentes do campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, levantados nos seguintes âmbitos: da política educacional e do direito à educação, dos elementos teóricos e do contexto da prática pedagógica. Nesse sentido, toma como problemática situar quais são os principais fundamentos presentes nas produções resultantes das pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. O campo empírico é um conjunto de publicações das pesquisas socializadas em periódicos, nas quais se pretende a análise de conteúdo situando abordagens teórico-metodológicas e aprofundamento dos principais autores e conceitos que referenciam tais investigações. Fundamentam este projeto os estudos de M. M. MACHADO (2000) J. VENTURA (2012), M. H. LAFFIN (2012), M. H. LAFFIN e S. GAYA (2012) e A. SARTORI (2011). Sobre a questão de método de análise os estudos de K. Marx (2009), J. P. Netto (2011), C. Taffarel (2009) L. BARDIN (1995) C. CAMPOS (2004), S. HADDAD (2002) e J. ROMANOWSKI E R. ENS (2006) são fundamentais para orientar a investigação. Como resultado principal esperado da pesquisa será a sistematização dos fundamentos, conceitos e autores levantados e organizados em um conjunto de verbetes na forma de livro online na forma de um Glossário. Cada verbete tem a característica de um pequeno artigo escrito por um pesquisador ou pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; Pesquisa; Fundamentos epistemológicos.

FUNDAMENTALS CONCEPTS AND AUTHORS RECURRING FIELD OF YOUTH AND ADULT EDUCATION IN BRAZIL: the construction of an electronic glossary

 ABSTRACT: This research project aims to understand the key fundamentals, terms / concepts and recurrent authors in the field of Youth and Adult Education in Brazil, raised in the following areas: educational policy and the right to education, the theoretical elements and context of practice teaching. In this sense, takes place as problematic what are the main foundations present in the resulting outputs of research in the field of Youth and Adult Education in Brazil. The empirical field is a set of publications of socialized research in journals, in which it is intended the content analysis standing theoretical and methodological approaches and deepening of the main authors and concepts that refer to such investigations. Underlie this project studies of M. M. MACHADO (2000) J. VENTURA (2012), H. M. Laffin (2012), M. Laffin H. and S. GAYA (2012) and A. Sartori (2011). On the matter analysis method of the studies of K. Marx (2009), JP Netto (2011), C. Taffarel (2009) Bardin L. (1995) C. FIELDS (2004), S. Haddad (2002) and J . ROMANOWSKI And R. ENS (2006) are fundamental to guide the investigation. As expected main result of the research will be the systematization of the fundamentals, concepts and authors collected and organized in a series of articles in the form of online book as a glossary. Each entry has the characteristic of a small article written by a researcher or Brazilian and foreign researchers.

KEY WORDS: Youth and Adult Education; Research; Epistemological bases.

EQUIPE DA PESQUISA:

Coordenação do projeto
Nome Instituição Formação Link Lattes
Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin UFSC Pós-Doutora http://lattes.cnpq.br/8076122422477570

 

Equipe de pesquisadores
  Nome Instituição Formação Link Lattes
1. Adriana Regina Sanceverino UFFS Pós-Doutora http://lattes.cnpq.br/7303126145643346
2. Ágata Regiane Quissini ULisboa Doutoranda http://lattes.cnpq.br/7010480535904039
3. Anderson Carlos Santos de Abreu UDESC Pós-Doutor http://lattes.cnpq.br/0500724278214390
4. Andrezza Meyer PMSJ/UFSC Mestre http://lattes.cnpq.br/2308081871715746
5. Carla Liane Nascimento dos Santos UNEB Doutora http://lattes.cnpq.br/8993601955059012
6. Celeste Aparecida Pimentel UNEB Mestre http://lattes.cnpq.br/7907058146086023
7. Carlos Eduardo Martins UFSC Mestre http://lattes.cnpq.br/8260876554331312
8. Elenice Maria Cammarosano Onofre UFSCAR Doutora http://lattes.cnpq.br/9391211432183878
9. Ettiene Guérios UFPR Doutora http://lattes.cnpq.br/1937500622764127
10. Gilvanice Barbosa da Silva Musial UFBA Doutora http://lattes.cnpq.br/3290799012387538
11. Ivanilde Apoluceno de Oliveira UEPA Doutora http://lattes.cnpq.br/6486192420682817
12. Ivanir Ribeiro IFSC Doutora http://lattes.cnpq.br/4811401914660124
13. Jaqueline Pereira Ventura UFF Doutora http://lattes.cnpq.br/8217768981005318
14. Joaquim Luís Medeiros Alcoforado UCoimbra Doutor https://www.cienciavitae.pt/EA17-01C4-3C8D   
15. João Vinicius Bobek UFSC Mestre http://lattes.cnpq.br/2102213339028190
16. José Carlos Debus UFSC Doutor http://lattes.cnpq.br/4609131308441967
17. José Jackson dos Santos Reis UESB Doutor http://lattes.cnpq.br/5204751662721268
18 Liane Maria Vargas Barboza UFPR Pós-doutora http://lattes.cnpq.br/8905036186159432
19. Marinaide Lima de Queiroz Freitas UFAL Doutora http://lattes.cnpq.br/0771452713521203
20. Patrícia Oening UFSC Mestre http://lattes.cnpq.br/3722620208354901
21. Paula Cabral UFSC e SED/SC Doutora http://lattes.cnpq.br/3703806282534407
22. Paula Cristina da Encarnação Oliveira Guimarães ULisboa Doutora http://www.ie.ulisboa.pt/docente/paula-cristina-da-encarnacao-oliveira-guimaraes
23. Paulo Marinho UFAL e UPorto Pós-doutor http://lattes.cnpq.br/7798626271064557
24. Paulo Ricardo Ross UFPR Doutor http://lattes.cnpq.br/7691349501698381
25. Pollyana dos Santos IFES Doutora http://lattes.cnpq.br/7874233642663265
26. Rita de Cássia Gonçalves UDESC Doutora http://lattes.cnpq.br/1263500603794183
27. Samira de Moraes Maia Vigano IFSC Doutora http://lattes.cnpq.br/4508924876401721
28. Sandra Aparecida Antonini Agne IFSC Pós-Doutora http://lattes.cnpq.br/7135970131706840
29 Simone Valdete dos Santos UFRGS Doutora http://lattes.cnpq.br/0019646535765625
30. Sita Mara Lopes SantAnna UERGS Doutora http://lattes.cnpq.br/5195153340421188
31. Sonia Maria Chaves Haracemiv UFPR Doutora http://orcid.org/0000-0001-9305-5227
32. Tânia Regina Dantas UNEB Doutora http://lattes.cnpq.br/5865545035517443

  Estudantes pesquisadores UFSC

  Nome Instituição Formação  Link Lattes
1. Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado UFSC Doutoranda http://lattes.cnpq.br/6439269765290846
2. Daniel Godinho Berger UFSC Doutorando http://lattes.cnpq.br/1618551921086609
3. Gabriela da Silva UFSC Doutoranda http://lattes.cnpq.br/7097533141226497
4. Gilson Lubalo Pembele UFSC Mestrando http://lattes.cnpq.br/3702840585224192
5. Marcelo Koerich UFSC Mestrando http://lattes.cnpq.br/2872997512625223
6. Morgana Zardo Von Mecheln UFSC Doutoranda http://lattes.cnpq.br/3608370778324187
7. Patrícia Barcelos Martins UFSC Doutoranda http://lattes.cnpq.br/3034568761266649
8. Pedro Lopes da Silva UFAC/UFSC Doutorando http://lattes.cnpq.br/5014615750916594
9. Pedro Salles Iwersen UFSC Graduando http://lattes.cnpq.br/4783058827005559
10. Roberta de Jesus Muniz UFSC Mestranda http://lattes.cnpq.br/3334577113556793
11. Sidneya Magaly Gaya UFSC Doutoranda http://lattes.cnpq.br/7814039120082492

Estudantes pesquisadores de outras instituições

  Nome Instituição Formação Link Lattes
1. Aldemar Balbino da Costa

UFPR

Doutorando http://lattes.cnpq.br/0063890257889751
2. Ana Maria Soek UFPR Doutoranda http://lattes.cnpq.br/6025315502221060
3. Catharinna Ferreira da Costa Marques UFF Graduanda http://lattes.cnpq.br/9878002403778049
4. Carlos Roberto Caron UFPR Doutorando http://lattes.cnpq.br/9440601958487041
5. Cristiane Dall’ Agnol da Silva Benvenutti UFPR Doutoranda http://lattes.cnpq.br/0549995313417956
 6. Emanuelle Milek  UFPR  Doutoranda  http://lattes.cnpq.br/0542215804546871
 7.  Elizandra Jackiw  UFPR  Doutoranda   http://lattes.cnpq.br/5102836853577749
8. Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão Teixeira UEPA Mestranda http://lattes.cnpq.br/5449622712911087
9. Isabell Theresa Tavares Neri UEPA Doutoranda http://lattes.cnpq.br/3039078409617214
 10. Fabiana Paulino Alexandre     UFPR  Doutoranda   http://lattes.cnpq.br/1144234169290174
11. Francisca Vieira Lima UFPR Doutoranda  http://lattes.cnpq.br/6690367432783185
12. Jacqueline Mari Machado UFPR Mestranda http://lattes.cnpq.br/4598089252215453
13. Jimmy Schlettz Fernandes    UFPR Mestranda  http://lattes.cnpq.br/9224724046047423
14. Josmaria Aparecida de Camargo   UFPR Mestranda http://lattes.cnpq.br/1460852110082699
15. Jussara Turin UFPR Mestranda http://lattes.cnpq.br/4429904253628235
16. Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva UFPR Mestranda http://lattes.cnpq.br/1531122250191009
17. Leiri Aparecida Ratti UNIVILLE Mestranda http://lattes.cnpq.br/4857267785361803
18. Nara Elisa Gonçalves Martins de Oliveira UFAL Doutoranda http://lattes.cnpq.br/9057583022533950
19. Nivia Moreira de Camargo UFPR Doutoranda http://lattes.cnpq.br/3470465851135930
20. Paulo Vinicius Tosin da Silva   USP e UFPR Mestrando http://lattes.cnpq.br/1584301221442223
21. Priscila Costa Soares Leite UEPA Mestranda http://lattes.cnpq.br/2069260179126704
22. Thays Oliveira Espindola Cruz UFF Graduação http://lattes.cnpq.br/0327056366530730

RESULTADOS DA PESQUISA:  PUBLICAÇÕES

ARTIGOS EM LIVROS, PERIÓDICOS E ANAIS DE EVENTOS

DOSSIÊS

Dossiê Sujeitos, Vivências, Lugares e Saberes Interculturais: olhares para a Educação de Jovens e Adultos. v. 3 n. 06. Disponível em: v. 3 n. 06 (2020): RIEJA – Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos | Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos (uneb.br) 2020, UNEB, Qualis B3

Dossiê Políticas educativas, mediações e educação de jovens e adultos: olhares de resistência. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/issue/view/2196/showToc Revista Educação, UFMS, 2021, Qualis A1

Dossiê  Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas. Disponível em: Revista Retratos da Escola, 2021, v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas | Retratos da Escola (emnuvens.com.br)

Dossiê Paulo Freire, Cidadão Do Mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias. Disponível em: Revista Debates em Educação (UFAL)| v. 13, Número Especial (2021). v. 13 (2021): Número Especial | Debates em Educação (ufal.br)

Dossiê Pesquisas sobre produção acadêmica em Educação de Jovens e Adultos – v. 38, n. 1 (2020)

Revista Perspectiva (UFSC) Disponível em:  https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/2933

Um olhar sobre produção acadêmica em educação de jovens e adultos  -Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Adriana Regina Sanceverino

A produção científica sobre educação de adultos em Portugal: o que nos dizem as teses de doutoramento? – Paula Guimarães, Ágata Regiane Quissini

Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: mapeamento da produção acadêmica em periódicos no Brasil Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Nara Elisa Gonçalves Martins-Oliveira, Ana Luísa Tenório dos Santos, Paulo Teixeira Marinho

Estado do conhecimento das pesquisas sobre aprendizagem de pessoas jovens e adultas no campo da EJA – Adriana Regina Sanceverino, Ivanir Ribeiro, Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin

As pesquisas sobre o ensino médio na EJA: uma análise de artigos da plataforma de periódicos da CAPES  – Jaqueline Pereira Ventura, Thays Espindola Cruz, Catharinna Ferreira da Costa Marques

Contribuições das pesquisas sobre tecnologias e formação docente no campo da EJA – Ana Maria Soek, Sonia Maria Haracemiv, Ettiène Guérios, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva

Educação de jovens e adultos e educação popular: um estudo sobre produções em periódicos – Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Isabell Theresa Tavares Neri, Priscila Costa Soares Leite, Hanna Tamires Gomes Corrêa

Reconhecimento e validação de adquiridos experienciais de adultos pouco escolarizados em Portugal: uma medida de política pública inovadora? — Carmen Cavaco

A formação docente inicial para a educação escolar de jovens e adultos na Argentina e no Brasil – Mónica de la Fare, Esther Levy, Ines Cappellacci

Dossiê do ALFAeEJA .  Revista Educação/PUC RS  Disponível em:  http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/34936

50 anos da pedagogia do oprimido: o legado de Paulo Freire na educação de jovens e adultos – Ivanilde Apoluceno de Oliveira

A EJA em contextos de privação de liberdade: desafios e brechas à educação popular – Elenice Maria Cammarosano Onofre, Jarina Rodrigues Fernandes, Ana Claudia Ferreira Godinho

Formação docente em EJA: o que dizem os/as autores/as de artigos  – Tânia Regina Dantas

Revista Educação e Realidade (UFRGS)

Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/3897/showToc

Processos de Afrobetização e Letramento de (Re)Existências na Educação de Jovens e Adultos – Carla Liane Nascimento dos Santos, Tânia Regina Dantas

Os Sujeitos da EJA nas Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos Pollyana dos Santos e Silva, Gabriela da Silva

The Subjects of YAE in Youth and Adult Education Research Pollyana dos Santos e Silva, Gabriela da Silva

 EJA e Trabalho Docente em Espaços de Privação de Liberdade
Paula Cabral, Elenice Maria Cammarosano Onofre e  Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin

 EJA and Teaching Work in Freedom Deprivation Spaces
Paula Cabral, Elenice Maria Cammarosano Onofre e  Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin

 

 

Publicações em diferentes periódicos:

SANTOS, Pollyana; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. As percepções sobre os sujeitos da EJA e os materiais didáticos utilizados na mediação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 46, p. ‘-24, 2021.

VIGANO, Samira de Moraes Maia; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Diferentes artefatos político-pedagógicos de combate à desigualdade de gênero e de sexualidade no âmbito dos processos educativos. RETRATOS DA ESCOLA, v. 15, p. 409-428, 2021.

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá; MARTINS, Patrícia Barcelos. Resistências e esperanças em Freire: reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos no período de pandemia da Covid-19. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 13, p. 201-227, 2021.

MUNIZ, Roberta; Laffin, Maria Hermínia Fernandes Lage, REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. O estado do conhecimento sobre os egressos da EJA e sua permanência na universidade. REVISTA EDUCAÇÃO & EMANCIPAÇÃO, v. 14, p. 361-33, 2021.

SANCEVERINO, Adriana Regina LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Documentos curriculares, marcos legais e demandas potenciais de matrícula para a Educação de Jovens e Adultos para a Educação de Jovens e Adultos. e-Mosaicos, v. 10, p. 63-80, 2021.

SANCEVERINO, Adriana Regina LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A produção acadêmica stricto sensu sobre a educação de pessoas jovens e adultas no e do Rio Grande Do Sul/BR. CADERNOS DE PESQUISA, v. 28, p. 195-217, 2021.

RIBEIRO, Ivanir; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Formação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil: marcas da exclusão na sociedade capitalista. TRABALHO NECESSÁRIO, v. 19, p. 75-101, 2021.

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes, LAFFIN, Marcos. Itinerário(s) na produção do conhecimento: o projeto de pesquisa e seus elementos teórico metodológicos. Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, 2020.

RIBEIRO, Ivanir; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Práxis pedagógica e produção de sentidos à atividade de estudo para estudantes do PROEJA. Horizontes, v. 38, p. e020039-25, 2020.

Laffin, Maria Hermínia L. F.; VIGANO, Samira. M. M. Gênero e Sexualidade: concepções e discussões acerca da educação. Revista Espaço do Currículo. , v.12, p.209 – 222, 2019.

FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; DIONISIO, M. L. T. ; LAPA, R. . Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 11, p. 13-150, 2019.

LAFFIN, Maria Hermínia L. F. Formação Inicial de Educadores no campo da Educação de Jovens e Adultos: espaços de direito e de disputas. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos. , v.1, p.53 – 71, 2018.

LAFFIN, Maria Hermínia L. F; AGNE, S. A. A. Acciones significativas de la docencia para la apropiación de saberes: una mirada de estudiantes de la educación de jóvenes y adultos. Revista EDUC@RNOS. , v. Ano 6, p.47 – 58, 2018.

LAFFIN, Maria Hermínia L. F.; VIGANO, S. M. M e MECHELN, Morgana Zardo von. Apontamentos para as pesquisas em educação a partir do materialismo histórico-dialético. Revista Educação em Debate. , v.40, p.90 – 103, 2018.

LAFFIN, Maria Hermínia L. F.; CABRAL, Paula. Contribuições das Pesquisas para Pensar Elementos de Docência na/da EJA em Espaços de Privação de Liberdade. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades (ONLINE). , v.17, p.21 – 54, 2018.

LAFFIN, Maria Hermínia L. F.; ALCOFORADO, Joaquim. Luís.; DANTAS, Tânia Regina. Educação de Jovens e Adultos e Idosos no Brasil, América Latina e Portugal: temas contemporâneos (apresentação). Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos. , v.1, p.10 – 13, 2018.

LAFFIN, Maria Hermínia L. F.; MEYER, Andrezza.; MARTINS, Carlos Eduardo. Pesquisas sobre a Educação de Jovens e Adultos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista EJA Em Debate. , v.7, p.1 – 19, 2018.

LAFFIN, Maria Hermínia L. F.; ABREU, Anderson Carlos Santos de. The State Of The Knowledge of Scientific Productions on The Epistemological Conceptions of Educations of Youth and Adults in Brazil. Journal of Modern Education Review. , v.8, p.519 – 524, 2018.

LAFFIN, Maria Hermínia L. F.; VIGANO, Samira. M. M. As Constituições Identitárias Docentes. Revista de Ciências Humanas – Educação. , v.18, p.75 – 98, 2017.

LAFFIN, Maria Hermínia L. F.; VIGANO, Samira. M. M. As Violências Sexuais e de Gêneros: processos de exclusão vivenciados no espaço escolar. REVISTA Café Com Sociologia. , v.6, p.107 – 123, 2017.

ABREU, Anderson Carlos Santos de.; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A Educação de Jovens e Adultos como campo de pesquisas e de epistemologias. Archivos Analíticos De Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, v. X, p. 01-18, 2020.

CABRAL, Paula. ; LAFFIN Maria Hermínia Lage Fernandes ; BARCELOS, Clayton da Silva.  Políticas educacionais e de segurança: disputas em torno da garantia do direito à educação nas prisões. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 2020.

Publicações em livros:

SANCEVERINO, Adriana Regina LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. As pesquisas em educação de pessoas jovens e adultas no e do estado do Rio Grande do Sul. CRV, Curitiba, 2021.

HARACEMIV, S. M. C.; ROSS, P. R. ; SILVA, P. V. T.  A produção intelectual e os artefatos tecnológicos no tempo e no espaço da EJA. In: Tania Regina Dantas; Maria de Lourdes da Trindade Dionísio; Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: politicas, direitos, formação e emancipação social. 1 ed.Salvador: EDUFBA, 2019, v. 1, p. 129-152.

 LAFFIN, M. H. L. F.; ABREU, A. C. S.. Bases epistemológicas no campo da pesquisa em Educação de Jovens e Adultos. In: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin; Tânia Regina Dantas, Maria de Lourdes da Trindade Dionísio. (Org.). Educação de jovens e adultos: políticas, direitos, formação e emancipação social. Salvador – BA: Editora da UFBA, 2019, v. ‘, p. 63-73.

DANTAS, Tânia Regina. A Produção do Conhecimento dos Grupos de Pesquisa em Educação no Nordeste ligados ao campo de estudo do GT-18 EJA. In: Ana Cláudia da Silva Rodrigues; José Leonardo Rolim de Lima Severo. (Org.). Diálogos Interdisciplinares e Temas Emergentes na produção do conhecimento em Educação. 1ªed.João Pessoa: Editora CCTA, 2018, v. 1, p. 93-128.

ABREU, Anderson Carlos Santos de. Epistemologia e Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 1. 211p .

DANTAS, Tânia Regina; SANTOS, J. J. R. ; CONCEICAO, A. P. . Pesquisas e Experiências sobre Formação no Contexto da Educação de Jovens e Adultos. 1ª. ed. Salvador: EDUFBA, 2018. v. 1. 198p .

 LAFFIN, Maria Hermínia L. F; DANTAS, Tânia Regina.; AGNE, Sandra. A. A. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: pesquisa e formação. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1000. 200p.

LAFFIN, M. HERMÍNIA L. F.; DANTAS, T. R. ; NUNES, E. J. F. . Formação de professores e práticas educativas na EJA. In: Antonio Amorim; Tânia Regina Dantas; Maria Sacramento Aquino. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: Políticas públicas, formação de professores, gestão e diversidade cultural. 1ed.Salvador- BA: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2017, v. 1, p. 183-204.

 

Apresentações de trabalhos em eventos

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. De Paulo Freire em produções de periódicos nacionais sobre a educação popular de jovens e adultos: um olhar para a alfabetização. VI ALFAEEJA, 2019, Salvador/BA.  Anais do VI ALFAEEJA. Salvador: UNEB, 2019. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/vialfaeeja/

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes, SILVA, Gabriela da, VIGANO, Samira De Moraes Maia. O Estado do conhecimento na área de gênero, sexualidade e sujeitos jovens e adultos LGBT: um olhar para teses, dissertações, artigos e livros. Anais do VI ALFAEEJA. Salvador: UNEB, 2019 Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/vialfaeeja/

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes, SILVA, Gabriela da, VIGANO, Samira De Moraes Maia. Estudos e pesquisas relacionados à modalidade de EJA e os sujeitos LGBTTS: questões de identidade sexual e de gênero. Anais do VI ALFAEEJA. Salvador: UNEB, 2019. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/vialfaeeja/

CAMARGO, Nívia Moreira de, HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. Tecnologia digital: o protagonismo na Educação de Jovens e Adultos. Anais do VI ALFAEEJA. Salvador: UNEB, 2019. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/vialfaeeja/

Trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos

SANCEVERINO, A. R.; LAFFIN, Maria Hermínia L. F; A Pesquisa em EJA no e do Estado do Rio Grande do SUL/BR In: VI ALFAEEJA, 2019, Salvador/BA.  Anais do VI ALFAEEJA. Salvador: UNEB, 2019. v.1. p.1 – 12. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/vialfaeeja/

LAFFIN, Maria Hermínia L. F; VIGANO, S. M. M.; SILVA, G. Estudos e pesquisas relacionados à modalidade de EJA e os sujeitos LGBTTs: questões de identidade sexual e de gênero. In: VI ALFAEEJA, 2019, Salvador/BA.  Anais do VI ALFAEEJA. Salvador: UNEB, 2019. v.1. p.1 – 12. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/vialfaeeja/

LAFFIN, Maria Hermínia L. F;; SERAFINA, T.; IWERSEN, P. As pesquisas sobre o estado do conhecimento no campo da EJA: uma análise de artigos da plataforma dos periódicos da CAPES In: V ALFAeEJA PORTO ALEGRE, 2018, Porto Alegre.   ANAIS DO V ALFAeEJA 2018. UFRGS: UNEB, 2018. p.90 – 96.  Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1DivtXpPZUrY3QoSjx4X0rtqfkebfJ-Y0

BERGER, D. G.; LAFFIN, Maria Hermínia L. F;. Didática na Educação de Jovens E Adultos: algumas inquietações In: V ALFAeEJA PORTO ALEGRE, 2018, Porto Alegre.  ANAIS DO V ALFAeEJA 2018.: UNEB, 2018. p.55 – 64. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1DivtXpPZUrY3QoSjx4X0rtqfkebfJ-Y0

LAFFIN, M. HERMÍNIA L. F.. O estado das pesquisas em EJA no Brasil, 2017, BRAGA-COIMBRA. Anais Encontro internacional de alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Braga- BA: ALFAEEJA, 2017. p. 1. Disponível em: https://d42ebd5f-c05b-4bc1-b357-f05a3c476f30.filesusr.com/ugd/795c76_5e20711c0e66476f974b6d5e865bd6dd.pdf

Contato:

E-mail: dicionariodeeja@gmail.com e

epejaufsc.paginas.ufsc.br