Pesquisas do Grupo: Teses, dissertações, relatórios de pós-doutorado, TCCs
Orientações e supervisões em andamento
- Dissertação de mestrado
- Jhulie Luiza Liberato. As práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos no contexto pandêmico da Covid-19: olhares para a produção acadêmica strictu sensu. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC (Orientadora Maria Hermínia Laffin)
- Rubens Abílio Laureano. Adolescentes e jovens que migram para a Educação de Jovens e Adultos, o que o futuro reserva para a EJA?. Início: 2023. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. (Orientadora Maria Hermínia Laffin).
- Ricardo Oliveira Nunes. SABERES ESCOLARES E POPULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS DO CAMPO NO EXTREMO SUL DA BAHIA. Início: 20243. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. (Orientadora Maria Hermínia Laffin).
- Tese de doutorado
1. Marcelo Koerich. A Imigração no Estado de Santa Catarina como Localização de Demanda Potencial para Educação de Jovens e Adultos: relações de classe, gênero e raça. Início: 2024. Tese (Doutorado em Doutorado) – PPGE Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientadora Maria Hermínia Laffin).
2.Carlos Eduardo Martins. Demanda potencial de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos e de processos de reconhecimento de saberes em Santa Catarina. Início: 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. (Orientadora Maria Hermínia Laffin).
3. Celeste Aparecida Pimentel. Educação de Jovens e Adultos no Centro Territorial de Educação Profissional- Sertão Produtivo: planejamento e desenvolvimento territorial. Início: 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade) – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. (Coorientadora Maria Hermínia Laffin).
4. Rodrigo Bender. Discursos acerca dos sujeitos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Região Sul do Brasil: os documentos oficiais e as teses. Início: 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. (Orientadora Maria Hermínia Laffin).
- Pós-doutoramento
1. Sidneya Magaly Gaya . Letramento digital na educação de Jovens e Adultos e os impactos do Ensino Remoto
Emergencial nessa modalidade educativa em Santa Catarina. (2023-2025). (Orientadora Maria Hermínia Laffin).
Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
- Gilson Lubalo Pembele. As políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto do pós-independência em Angola. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC .Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Roberta de Jesus Muniz. Tecituras de vida dos egressos da Educação de Jovens e Adultos no contexto da Universidade do Estado da Bahia – Campus Caitité/BA: dos móbiles aos suportes materiais e simbólicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Marcelo Koerich. Jovens e adultos operários da construção civil da região metropolitana de Florianópolis/SC: relações entre demandas de formação e trabalho. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- João Vinicius dos Santos Bobek. As pesquisas em educação de jovens e adultos produzidas em Santa Catarina: um estudo de teses e dissertações. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Camila Rosilda Vigganigo. As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. Coorientadora: Paula Cabral
- Andrezza Meyer. O cabo de uma enxada ou cabo de uma foice: idas e vindas nas vivências de evasão de estudantes da Educação de Jovens e Adultos de São José. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação/UFSC. Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Carlos Eduardo Martins. Reconhecimento, validação e reconhecimento de saberes: um estudo crítico de políticas e práticas na Educação de Jovens e Adultos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Eduardo da Luz Rocha. A formação inicial de professores para a educação de Jovens e adultos em instituições de ensino superior públicas no Rio Grande do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado. O empoderamento de idosos na escolarização da EJA do Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Celeste Aparecida Pimentel. A Lei nº 10.639/03 e as questões étnico-raciais no currículo do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, Caetité/BA: um estudo no curso técnico em secretariado – PROEJA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação de Jovens e Adultos -MPEJA) – Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Antonio Pereira. Coorientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Longuinhos da Silva. A formação sobre a ética profissional docente no contexto do plano de formação dos professores do INFORDEPE, no período de 2008/2011. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – (Mestrado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação/UFSC. Protocolo de Cooperação estabelecido em 2012 entre o Ministério da Educação. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Pedro Lopes da Silva. Estudantes egressos do Programa MOVA/ALFA 100 de Cruzeiro do Sul/Acre: relações de aprendizagens e de inserção social. 2015. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Rita de Cassia Alves Neiva Almeida. Demandas e desafios do trabalho e de formação de professores as na escolarização de adolescentes e jovens em privação de liberdade na comunidade de atendimento socioeducativo de salvador -CASE SSA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) – Universidade do Estado da Bahia, Orientadora: Maria Sacramento Aquino Coorientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin
- Samira de Moraes Maia Vigano. Constituições identitárias no ProJovem Urbano de Santa Catarina: um olhar na docência. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação/UFSC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Anderson Carlos Santos de Abreu. Concepções de Professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: Educação de Jovens e Adultos e Conhecimento (Escolar). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação/UFSC. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Paula Cabral. Formação continuada de professores de EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes? 2013. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Paulo Valério Mendonça da Silva. Formação continuada de professores de História: um estudo de dissertações e teses no período 200-2010. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Sidneya Magaly Gaya. Elementos constitutivos da e para a Educação de Jovens e Adultos na formação de professores em cursos de Pedagogia em Santa Catarina. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa De Pós-Graduação em Educação/UFSC. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Morgana Von Mecheln. A compreensão de trabalho dos professores do PROEJA-FIC: contexto da parceria SME e Escola Canto da Ilha/CUT. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Andréa Rettig Nakayama. O trabalho de professores/as em um espaço de privação de liberdade: necessidades de formação continuada. 2011. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC., Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Daniel Godinho Berger. Trajetórias territoriais dos jovens da EJA. 2009. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC., Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Olga Celestina Durand.
- Patrícia Barcelos Martins. Mundo letrado, mundo desejado: alfabetização e trajetórias de vida. Ano de Obtenção: 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientadora: Sonia Maria Beltrame.
Tese de doutorado
- Patrícia Barcelos Martins Jacques. As práticas sociais de leitura e de escrita na vida dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA): entrelaçamentos de sentidos e desejos. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC.
- Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado. Você sabe coisa que eu não sei e eu sei coisa que você não Sabe!”: as experiências vividas na/da pandemia de Covid-19 por pessoas idosas em processos de alfabetização da EJA. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC.
- Gabriela da Silva. (Trans)trajetórias de vida e de escolarização de travestis e transexuais no contexto da Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Sidneya Magaly Gaya. Estratégias e táticas para a formação de crianças, jovens e adultos das classes populares e da população negra em Santa Catarina (1870-1930). 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Pedro Lopes da Silva. Educação de jovens e adultos na Amazônia acreana: direito ao acesso e à permanência dos educandos da rede estadual no município de Cruzeiro do Sul – Acre (2015 a 2019). 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Morgana Zardo Von Mecheln. Nas trilhas da educação de jovens e adultos: análise dos métodos científicos em teses no contexto dos grupos de pesquisa. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC.
- Daniel Godinho Berger. Etnodidáticas da Educação de Jovens e Adultos no contexto da pandemia da Covid19. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Paula Cabral. A EJA nos espaços de privação e restrição de liberdade: as apropriações das diretrizes da UNESCO no direcionamento do trabalho de professores(as). 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior/SC. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Samira de Moraes Maia Vigano. Sujeitos jovens e adultos LGBT: diálogos sobre gênero, sexualidade e escolarização. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior/SC. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Ivanir Ribeiro. A produção de sentido pessoal à atividade de estudo em jovens e adultos estudantes do PROEJA: história, trabalho e práxis pedagógica. 2019. (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior/SC. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Anderson Carlos Santos de Abreu. Bases epistemológicas no campo da pesquisa em Educação de Jovens e Adultos no Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Victor Brito. As políticas públicas de alfabetização para a Educação de Adultos em Timor-Leste no contexto do período pós-independência. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Cooperação Timor-Leste/Brasil. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Maria do Socorro Ferreira dos Santos. De patinho feio a cisne: desafios da implantação de uma politica institucional para o PROEJA no IFAL. 2014. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Santa Catarina . Orientador: Alexandre Vaz. Coorientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. A constituição da docência entre professoras da escolarização inicial de Jovens e Adultos, Ano de obtenção: 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Orientadora: Dra. Leda Scheibe.
Supervisão de pós-doutorado
- Anderson Carlos Santos de Abreu. Bases epistemológicas das pesquisas em EJA: elementos e/ou prioridades que definem as pesquisas na atualidade 2019. Programa de Pós-graduação em Educação/UFSC. Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Adriana Sanceverino. As pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) no e do estado do Rio Grande do Sul. 2018. Programa de Pós-graduação em Educação/UFSC.. Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Ana Paola Sganderla. O processo de formação continuada de professores em São José, Santa Catarina: classes de correção de fluxo – Programa Tempos de Aprendizagem. 2018. Programa de Pós-graduação em Educação/UFSC.. Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Sandra Aparecida Antonini Agne. Acciones significativas de la docencia para la apropiación de saberes: una mirada de estudiantes de la educación de jóvenes y adultos. 2017. Programa de Pós-graduação em Educação/UFSC., Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Samira de Moraes Maia Vigano. Mulheres na educação de Jovens e adultos. 2021. Tese – Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior/SC. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin
Trabalho de conclusão de curso de graduação
- Carolina Elias Alves. Carolina Elias Alves. Socieducação nas produções científicas: o que dizem as pesquisas . 2018. Curso (PEDAGOGIA) -Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. Coorientadora: Paula Cabral.
- Maria Aparecida Pereira. Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade – NETI/UFSC. 2017. Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. Coorientador: Anderson Carlos Santos de Abre
- Liana Zenita de Sousa. Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos: Análise das produções da ANPEd e ANPEd Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) – UFSC. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. Coorientadora: Morgana Zardo von Mecheln.
- Beatriz Silva Pinheiro. Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade: análise das produções da ANPED E ANPED SUL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. Coorientadora: Ivanir Ribeiro.
- Camila Rosilda Vigganigo. Educação nos espaços de privação de liberdade: olhares sobre os estudantes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. Coorientadora: Paula Cabral.
- Thamyres Espíndola Carvalho. O estado do conhecimento das pesquisas que tratam sobre alfabetização de jovens e adultos em SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. Coorientador: Anderson Carlos Santos de Abreu.
- Bárbara da Silva Farias Monteira. Questões metodológicas do ensino na Educação de Jovens e Adultos: análise de trabalhos apresentados na ANPED/SUL. 2015. Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Maria Aparecida Lapa de Aguiar. Coorientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Dayse Maria Corrêa. EMFRENTE: uma proposição de “enfrentamento” à violência no contexto da Rede Municipal de Educação de São José. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Andréa Isensee Lopes. O Estado do Conhecimento das Pesquisas Sobre o Programa Nacional De Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) produzidas no Estado de Santa Catarina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Mayara Teixeira. A concepção das professoras do colégio de aplicação sobre a contribuição das reuniões participativas para a aprendizagem das crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Cleonice Oliveira Gomes. Organização dos espaços no contexto da escolarização de nove anos/CA/UFSC: pelo direito de viver a infância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Mirela Albertina Corrêa. Estratégias, práticas e concepções de leitura no Ensino Fundamental na concepção dos professores (as) do Colégio de Aplicação – UFSC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Khrystiane Pereira. O Teatro na Escola. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) – Universidade da Região de Joinville. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Vilson Kestering. A relação educação e trabalho na visão dos alunos de Ensino Médio. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) – Universidade da Região de Joinville. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
Iniciação científica
- Júlia Cristina Wessler (2014-2015); Patrícia de Souza (2013-2014); Sabrina Santana Francisco Neri(2013-2014). A oferta para a Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina: seus processos e políticas públicas. A oferta para a Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina. Projeto Chapéu: A Formação docente para a Educação de Jovens e Adultos: políticas, saberes e processos pedagógicos em constituição em Santa Catarina Protocolo UFSC nº: 2012.1376. Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Patrícia de Souza. A oferta para a educação de jovens e adultos em Santa Catarina no Projeto Formação docente para a Educação de Jovens e Adultos: políticas e processos pedagógicos em constituição em Santa Catarina 2012 -2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. Recebeu Prêmio Mérito estudantil de Iniciação Científica.
- Renata do Prado Souza. Educação e práticas de escolarização de idosos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – UFSC, Bolsa Permanência. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Patrícia de Souza. A oferta para a educação de jovens e adultos em Santa Catarina . 2012. Iniciação Científica – MEN/CED/UFSC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Patrícia de Souza. A oferta para a educação de jovens e adultos: seus processos e políticas públicas. 2014. Iniciação Científica – MEN/CED/UFSC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
- Andréa de Vargas Rodrigues. Orientação de trabalhos do Núcleo de ações de Educação de Jovens e Adultos no contexto do PET PEDAGOGIA/ UFSC. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina, MEC/SESU/PET/FNDE/CAPES. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. (Trabalho que originou o seu TCC: A experiência da formação -travessias e sentidos. Orientadora: Lúcia Schneider Hardt. (1995)
- Andreia de Vargas Rodrigues. Bárbara da Silva. Pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no e do estado de Santa Catarina. PET Pedagogia – 2012-2014.
- Constanza Prieto Rojas, Daniela Martins Constantino e Amanda. A integração entre a universidade e as instituições escolares: um estudo das Semanas de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina, MEC/SESU/PET/FNDE/CAPES. Orientador: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
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